Introdução
Todos sabemos que hoje, assim como desde o início dos tempos, guardar informações mesmo que sejam minúsculas, é uma tarefa essencial para a vida humana. Sem guardar uma informação, não lembraríamos onde moramos, nomes de pessoas, nossos próprios nomes, não lembraríamos como se faz para andar, e mais uma infinidade de coisas.
Resumindo, se não tivéssemos a habilidade de guardar uma informação, o mundo iria acabar. Só isso.
Baseado nesse assunto, crio hoje essa matéria sobre o funcionamento de nossa memória. Como guardar bem uma informação para que ela dificilmente saia de sua mente.
Memórias Passadas
Um dos principais motivos por que criei esse post, é para falar daquele assunto: "Para que vou estudar isso se no ano que vem eu nem vou me lembrar mais como se faz?"
Aposto que você já pensou isso, ou pelo menos parecido. Sim, se você vai esquecer no ano que vem, logicamente é um desperdício de tempo estudar não é? Mas e se você não esquecesse a tal coisa ano que vem? Nem nos próximos cinco anos ou mais, quem sabe?
É, parece difícil, algumas coisas são muito "chatas de se aprender". Mas nem tudo precisa ser assim, quem já ouviu aquela expressão: "Aprender brincando"? Funciona mais ou menos assim, mas vou explicar isso mais adiante.
Não funciona somente na escola, se você quer aprender RGSS, RGSS2, C++, C#, Delphi ou qualquer outra linguagem de programação, língua, história, matéria, tutorial, etc, basta pensar direito.
Ficou curioso? OK, vou me aprofundar mais agora
É legal? Vou guardar!
Pense comigo: Você tem dois jogos e uma escolha, pode comprar somente um. Qual você levaria?
Logicamente, o que lhe interessa mais, certo? O cérebro guarda as informações assim, por isso você tem mais facilidade em aprender coisas daquela matéria que você gosta, enquanto as outras, que você não gosta, são mais difíceis de ser aprendidas.
Falando de um jeito diferente, o cérebro guarda com mais facilidade as informações que lhe interessam, ou que vão lhe ajudar em outra coisa que lhe interessa. Entendeu? Não? Então continue lendo
Faça isso e te darei uma recompensa
Seguindo a lógica da recompensa, o cérebro memoriza coisa mais facilmente se ele for ganhar em troca, alguma(s) coisa(s) que lhe interessar(em). Vou utilizar como exemplo a seguinte frase:
"If you can read this, you showld thank the videogames"
Analisando, a frase significa que se você consegue ler o que está escrito ali, você pode agradecer os jogos, já que, a maioria do seu inglês foi aprendido com eles.
Agora, por que é mais fácil aprender inglês jogando jogos, assistindo filmes com legendas ou ouvindo músicas internacionais, ao invés de aprender em cursos ou escola? Simples, eu acabei de falar isso. O cérebro "gosta" mais de jogos, música e filme do que de uma escola, lugar que você fica sentado em uma cadeira desconfortável por durante aproximadamente quatro horas direto, tendo que decorar várias informações ao dia.
Se você fosse escolher entre um luar igual ao citado acima e várias horas de diversão com o que você mais gosta, qual escolha você faria? Percebe agora como o cérebro faz?
Vou aproveitar que citei os jogos e irei usá-los como base para explicar outra característica do aprendizado, a "recompensa".
Aqui vai um exemplo:
Você está jogando um RPG, daí começa uma conversa com um NPC importante. Naturalmente, você vai querer saber o que ele fala. Como a maioria dos jogos tem como idioma o inglês, você vai pegar um dicionário de inglês/Português (ou usar a internet) e tentar traduzir as falas. Com isso, você vai aprender palavras novas.
Agora, por que eu aprendi mais palavras de inglês jogando um RPG do que estudando na escola? Além da "diversão" proporcionada pelo jogo, o que faz as informações serem guardadas mais facilmente, existe também o motivo "recompensa". Pense comigo:
Sabendo o que o NPC falou, você fica mais informado sobre o que acontece na história (1ª recompensa), consegue entender o porque de alguma coisa ter acontecido (2ª recompensa) e tem mais informações necessárias para que você complete o jogo (3ª recompensa). Se pensarmos assim, vamos achar as "recompensas" em muitas coisas que fazemos diariamente e aprendemos mais.
Olhe pelo lado bom
Não é porque você leu isso que vai sair da escola e ficar o dia inteiro jogando seus RPGs (pelo amor de Deus!), você pode achar um jeito de fazer com que isso funcione na escola. Ainda não tenho muitos truques, mas, pensando com paciência, sempre se acha um jeito.
Procure pensar no lado bom das coisas da escola, nas "recompensas" que você vai ter se estudar bem. Um bom emprego já é um bom incentivo não? E se você pensar que, com o salário bom do seu emprego bom você vai poder comprar milhares de jogos, filmes, livros, e outras coisas que você gosta? Quem sabe até ficar famoso. Nada é impossível, mantenha isso em sua mente.
Façam bom proveito!
Até mais!!!
Equipe Cultura Rock
Lucas Moraes
Lucas Moraes
0 comentários:
Postar um comentário